domingo, 25 de abril de 2010

ASSIM FALOU ALOYSIO GALVÃO

QUASE PREFÁCIO AO ‘’ LAS’’

O Curso de Latim promovido pela Academia Alagoana de Letras, de início visava levar o aluno a traduzir expressões latinas frequentes na vida cotidiana, tais como ‘’ad hoc’’,’’ad referendum’’,’’alibi’’,’’apud’’, ‘’bis’’, ‘’busilis’’, ‘’déficit’’, ’’fórum’’,’’hoc est’’,’’idem’’, ‘’post scriptum’’, ‘’superavit’’, ‘’et cetera-etc.’’, etc.
Então, não um curso para um mero e tolo decorar de terminações de declinação e conjugação, mas para dominar o vocabulário preciso com o uso correto do léxico latino, e para assenhorear-se suficientemente da morfologia e sintaxe latinas, podendo assim traduzir sentenças e até ler alguma obra mais simples da LITERATURA LATINA, como o ‘’Breviário da História Romana’’ de EUTRÓPIO.
Com o passar dos módulos e períodos, os alunos menos interessados foram desistindo, e resistiram quatro aplicadíssimos, hoje, colegas meus, que, com o domínio da morfologia, sintaxe e vocabulário, alçaram vôo largo, chegando , com desenvoltura, ao estudo dos grandes obras da LITERATURA LATINA, verdadeiros pilares das letras ocidentais.
Assim, já vimos gradativamente, com cuidado e atentos ao vocabulário e às expressões do texto original, as ‘’Sententiae’’ de PUBLILIO SIRO e as ‘’Fabellae’’ de FEDRO. Sempre subindo mais, estudamos a ‘’Eneida’’ de VIRGÍLIO, A ‘’Arte de Amar’’ e ‘’Os Amores’’ de OVÍDIO, as sublimes ‘’Odes’’ de HORÁCIO, e, hoje, estudamos o admirável prosador, pensador e orador MARCO TÚLIO CÍCERO, de quem, após apreciarmos a ‘’Oratio Prima in Catilinam’’, analisando os dotes ímpares de orador e de autêntico promotor ao acusar o senador LÚCIO SERGIO CATILINA de conspirar e trair a República Romana, agora, estudamos a oração ‘’Pro Archia’’, em que CÍCERO defensor brilhante,hoje patrono universal dos advogados, em pleno FORVM ROMANO, comovido e vibrante,defende seu antigo mestre de poética e retórica, acusado de crime contra a cidadania romana.
Caro leitor, este é o LAS, o nosso ‘’Latim aos Sábados’’, onde a Profª Renira L.M Lima, a Empresária e Poetisa Vânia Papini, o Médico Ronald Mendonça e o Advogado Cláudio Vieira, diligentes colegas meus, quatro últimos abencerrages da latinidade, e eu já não fazemos um curso de Latim, mas constituímos e vivemos um Grupo de Altos Estudos Latinos.
Há, também, que ressaltar o marcante estilo do autor, sempre caracterizado por fino humor, dosado de leves ironias e apanhadas palavras ou frases especialmente concisas e precisas.
Aqui, vão meus parabéns aos integrantes do Grupo, e louvores máximos ao Cronista RONALD MENDONÇA que, neste livro – ‘’scripta manent’’- registra indelével a existência do LAS.

Nenhum comentário: